Governo planeja ações de valorização cultural para o Mercosul

Brasil reforçou compromisso de aprovar, a médio prazo, plano unificado de cultura para países-membros

O Ministério da Cultura (MinC) pretende aprovar um plano de ação cultural unificado para todos os países que fazem parte do Mercosul. O projeto deverá ser implementado até dezembro, quando o Brasil deixa de estar à frente do bloco.

Para o diretor do Departamento de Promoção Internacional do ministério (Deint), Adam Muniz, o projeto é um mapa do caminho para integração regional no âmbito da cultura: “Em 2020 os países poderão avaliar as metas alcançadas”, disse ele.

O planejamento da ação foi destacado durante reunião da coordenação da presidência temporária do Brasil do Mercosul Cultural, realizada nessa terça-feira (8), no MinC.

O Brasil assumiu a presidência do Mercosul em julho deste ano e fica à frente do grupo até dezembro. Cabe ao MinC, por meio do Departamento de Promoção Internacional (Deint), coordenar as atividades das comissões técnicas temáticas, além de preparar reunião do Comitê Coordenador Regional. Segundo o diretor do Deint, a ideia é aprovar o plano de ação cultural comum do Mercosul no fim deste ano.

Reconhecimento regional

A cerimônia de entrega do Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga, Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas é uma das ações programadas para os próximos meses. O título dá legitimidade ao local como paradigma da resistência à escravidão.

Outra meta do País para a presidência temporária do bloco econômico é o lançamento dos Cadernos da Diversidade, uma revista digital, com experiências de movimentos culturais em edições mensais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura