Campanha mobiliza sociedade no combate à corrupção

10

Medida, batizada de #TodosJuntosContraCorrupção, partiu da Enccla, que reúne mais de 70 órgãos e entidades

Com o objetivo de mobilizar a sociedade no combate à corrupção, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) lançou, nessa terça-feira (12), a campanha #TodosJuntosContraCorrupção.

Por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados, a campanha tem a parceria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov).

A Enccla reúne mais de 70 órgãos e entidades no País e busca consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para a cidadania.

Na página da campanha, as pessoas podem baixar e compartilhar o material de divulgação das ações e tirar dúvidas sobre as parcerias para produção de cartazes, camisetas, banners e outras formas de divulgação do conteúdo.

A Enccla lançou edital de chamamento público que visa a selecionar e certificar iniciativas educacionais, já implementadas ou embrionárias, que tenham como objetivos a prevenção primária à corrupção, o fomento à integridade social e a educação para a cidadania. As propostas selecionadas serão disponibilizadas no final de 2017 à sociedade para livre consulta e replicação, em um banco de propostas acessível pela internet.

A prevenção primária à corrupção pode ser entendida como toda ação voltada para crianças, adolescentes e adultos, no ambiente escolar, acadêmico, organizacional ou comunitário, com intuito de promover a formação de cidadãos conscientes e mais participativos no enfrentamento à corrupção, tornando-os mais envolvidos com o controle social.

A criação do banco de propostas promoverá a aproximação entre os gestores dos sistemas educacionais e possíveis parceiros apoiadores, como empresas, órgãos públicos, academia e entidades do terceiro setor. O intuito é a implementação ou replicação das melhores propostas, tanto pelo apoio financeiro quanto pelo compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça e do CNMP